sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Divulgação de formação no âmbito do programa Erasmus+

Divulgação solicitada pelas professoras Célia Lima, Filipa Estevens e Vera Casaleiro, via e-mail:

Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel investe em formação
Professores em mobilidade pela Europa, num verão repleto de aprendizagens
O Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, já acostumado a participar em projetos europeus, decidiu ir mais longe e abraçar um novo desafio — o atual programa europeu Erasmus+ — tendo envolvido 32 professores do seu corpo docente numa ação de mobilidade para a aprendizagem.
Crescer em Conjunto (Growing together) é o nome do Projeto e foi, por razões óbvias, o mote que norteou este verão invulgar naquela que é carinhosamente chamada “a escola da Carreira”. É que “Crescer em Conjunto” foi de facto uma das maiores impressões que os envolvidos retiveram da experiência: um sentido de cooperação, uma oportunidade para aprender, a noção de que o caminho que regula a vida dos professores está cheio de desafios e que é urgente crescer e evoluir, em termos profissionais e organizacionais.
Durante alguns dias, cada um dos professores envolvidos rumou de “armas e bagagens”, que é como quem diz, com mochila e livros às costas, em direção à República Checa, à Irlanda, à Islândia, a Espanha e até à Roménia, com o fim de, em Praga, Dublin, Reiquejavique, Reus e Targus Mures, respetivamente, adquirir e desenvolver competências e aprendizagens inovadoras, bem como alargar a consciência cultural.
Assim, através da mobilidade individual, esta aposta dotou o grupo de docentes de competências cognitivas, linguísticas, culturais e digitais inovadoras, de metodologias e pedagogias criativas e mais adequadas ao século XXI, potenciando, desta forma, o desenvolvimento de um Projeto Educativo direcionado para o sucesso educativo, para o multiculturalismo e para a inclusão de todos num mundo cada vez mais global.

Melhorar e modernizar a instituição a médio e a longo prazo com vista ao desenvolvimento da qualidade e à excelência de toda a comunidade educativa são os desafios para um futuro próximo, visíveis já num presente dominado pela motivação de quem viu as suas expectativas iniciais ultrapassadas e deseja urgentemente reinventar cada passo e explorar novos caminhos com os seus alunos. 
Os professores envolvidos
Agosto de 2015
Parte do grupo, Julho de 2015, Praga (República Checa)