quarta-feira, 2 de março de 2016

Manifesto - Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica




APEVT

Manifesto
(Excerto)

Pela promoção da Educação Artística e Tecnológica na Educação
Básica que vise a formação integral de todos

[...]
Com o objetivo de devolver às escolas e aos alunos, a curto prazo, as condições necessárias ao ensino aprendizagem na Área Artística e Tecnológica, contrariando as tendências decorrentes de uma política que acentuou um ensino centrado na verbalização do conhecimento e nas aprendizagens formalistas e funcionalistas centradas em exercícios / conteúdos com valor e significado em si mesmo, os professores definiram três Domínios de Intervenção Prioritária: 
1. Desenvolvimento curricular
Anulação reorganização do atual modelo do sistema educativo, (Metas Curriculares e Planos Curriculares do Ensino Básico), de modo a garantir uma educação integral para todos, tal como prevê a Constituição da República Portuguesa:
Que permita promover as literacias artísticas e tecnológicas, através da estruturação de modelos disciplinares coerentes, integradores e sequenciais nos três ciclos de estudo;
Que valorize o papel e lugar destas áreas educativas na matriz curricular, pelo aumento da carga horária;
Que garanta a sequencialidade programática entre as Expressões no 1º CEB e a EVT no 2o CEB;
Que anule o retrocesso educativo e as incongruências curriculares no 2º CEB, repondo a disciplina de Educação Visual e Tecnológica;
Que promova as aprendizagens em Educação Tecnológica, no 3º ciclo, com carater obrigatório;
Que garanta o alargamento dos estudos em Educação Tecnológica no Ensino Secundário;
Que elimine a incoerência na transformação curricular de Educação Visual, 3º ciclo, decorrente das Metas Curriculares. 
2. Desenvolvimento socioprofissional Promoção do sentido de profissionalidade docente, evitando a desumanização e intranquilidade do ambiente escolar;
Que reduza o número de alunos por turma possibilitando aos professores perseguirem em melhores condições as finalidades educativas com que atualmente se confrontam;
Que crie equipas curriculares com regimes de docência partilhados para que a escola se
Que torne visível a estabilidade socioprofissional, (a segurança no trabalho, a equidade e clareza na colocação de professores e na distribuição do serviço docente), devolvendo o protagonismo e o reconhecimento que os professores merecem por parte da sociedade. 
3. Programa de acompanhamento e monitorização
A APEVT afirma o seu total empenho na construção de um projeto
educativo sólido e de qualidade para a escola portuguesa, particularmente no que diz respeito à evolução da organização curricular das áreas educativas da Educação Visual/Artes Visuais e Educação Tecnológica.
Neste quadro, defendemos que qualquer alteração passará necessariamente por um processo e modelo que integre as seguintes fases:
Elaboração de uma proposta base;
Discussão pública (auscultação e envolvimento das entidades que
trabalham estas áreas);
• Programa de experimentação, acompanhamento, apoio e monitorização; •Formação/atualização da formação contínua de professores;
• Plano de implementação (monitorização e avaliação com desenvolvimento de dispositivos de regulação).